Preparação para a Cirurgia PlásticaQuando uma pessoa quer fazer uma cirurgia plástica deve estar mentalmente preparada. Deve tomar o seu tempo, não ter pressa, aprender o máximo possível sobre a cirurgia e nessa altura deve tomar a sua decisão. Neste artigo vou dar-lhe dicas para a preparação mental e psicológica para uma cirurgia plástica. Estes conselhos irão ajudar você, homem ou mulher a preparar-se mentalmente para uma cirurgia plástica.

Deve preparar-se para a cirurgia plástica com uma pesquisa sobre a cirurgia que pretende fazer. Como é importante fazer uma decisão bem informada deve começar a conhecer melhor o processo a que se quer submeter. A internet oferece muitos recursos, com respostas e opiniões a todas as perguntas que pode ter. Leia notícias e artigos recentes sobre cirurgia plástica e estética, conheça os riscos e os benefícios. Aprenda sobre as diferentes opções de financiamento. Saiba mais sobre as suas clínicas de cirurgia plástica locais, peça opiniões ao cirurgião plástico da sua zona.

Você deve perceber o que é um bom candidato a uma cirurgia plástica. Ao contrário do que muitos acreditam, um bom candidato para uma cirurgia plástica tem uma imagem positiva e boa de si próprio. A falta de satisfação com um determinado detalhe do seu corpo é uma ocorrência normal. Um bom candidato vê a cirurgia plástica como uma coisa que o ajuda e não como uma coisa negativa.

A cirurgia plástica pode restaurar a confiança e manter uma boa auto-imagem. Apesar disso um candidato deve ter expectativas realistas e um entendimento realista sobre os benefícios e as limitações que o procedimento cosmético ao qual se submete tem. A saúde física e o bem-estar emocional são elementos necessários para uma cirurgia plástica de sucesso.

Outra maneira de se preparar psicologicamente para uma cirurgia é fazendo a consulta obrigatória com o cirurgião. Deve ser directo e explicar o seu problema e as suas expectativas do resultado. Uma boa comunicação entre você e o seu cirurgião plástico é essencial para um resultado esperado positivo.

A confiança que tem nas capacidades e competências do seu cirurgião, na equipa médica e nas instalações da clínica são também essenciais para a sua preparação mental e psicológica. Verifique as credenciais e veja nos vários órgãos de certificação de organizações nacionais de cirurgiões. Ai deve perguntar sobre os detalhes do seu futuro cirurgião, como a experiencia em determinada operação. Uma boa ajuda é ver o portfolio e fotos de cirurgias do cirurgião que pretende escolher.

Expectativas realistas sobre a Cirurgia Plástica

Como já falei anteriormente, as expectativas realistas e estabilidade mental são muito importantes. O seu cirurgião plástico vai explicar-lhe os benefícios da cirurgia em termos realistas. Em seguida vai fazer-lhe um exame médico e explicar-lhe os riscos potenciais em grande detalhe. Você deve fazer perguntas sobre tudo o que não é claro e deve esclarecer todas as suas dúvidas.

Deve estar preparado ou preparada para responder a perguntas pessoais, relacionadas com o trabalho, família e relacionamentos. O médico cirurgião vai avaliar assim a sua estabilidade emocional para poder continuar com o procedimento. A cirurgia plástica não é recomendada para pacientes que estão sob grande stress ou para pessoas que estão a passar situações traumáticas.

Perceber o Período de Recuperação

Dependendo do tipo de cirurgia que vai fazer, a recuperação pode ser bastante desafiante. Em alguns casos pode haver desconforto, cicatrização e inchaço. Certas cirurgias plásticas requerem que os pacientes recuperem em repouso total durante vários dias, seguido de um período de actividades limitadas.
Seguir todos os procedimentos pós operatórios e estar preparada ou preparado para desafios emocionais podem garantir uma recuperação positiva. Depressões pós operatórias são comuns em muitos pacientes. Na maioria dos casos a depressão desaparece em alguns dias. Os pacientes têm também que entender que os resultados das cirurgias plásticas ocorrem gradualmente.

Suporte Emocional

Deve pedir a ajuda a um amigo de confiança no período pós-operatório inicial. Pode precisar de assistência física em casa, de modo a garantir que tenha a quantidade recomendada de repouso. O suporte emocional é também vital para uma recuperação positiva.

Apesar das operações de cirurgia plástica ser uma cirurgia opcional, ela deve ser tomada com seriedade e grande importância. Deve pensar nos efeitos da cirurgia a longo prazo e ponderar seriamente qualquer decisão deste tipo. Espero que este artigo lhe ajude na preparação mental e psicologica antes de entrar na clínica de cirurgia plástica. Caso tenha alguma pergunta ou mais conselhos, não hesite em deixar um comentário.