VarizesCerca de metade dos portugueses acima dos 50 anos e cerca de dois terços das mulheres com mais de 60 anos tem problemas com varizes. Muitas pessoas já lidam com o problema há décadas porque as varizes pode aparecer até na adolescência. Graças aos avanços da cirurgia plástica e da medicina é possível resolver este problema com facilidade.

A heriditariedade é um factor importante nas varizes e no refluxo venoso – se os seus pais ou familiares têm varizes você tem uma probabilidade maior de as desenvolver. As pessoas obesas ou que tiveram várias gravidezes estão particularmente susceptíveis ao problema porque o peso extra adiciona força mais as veias.

As mulheres estão mais susceptiveis ao problema devido às mudanças hormonais da menstruação, menopausa e os tratamentos hormonais podem relaxar as paredes das veias e causar refluxo venoso.

O seu estilo de vida, em particular a actividade física afecta as probabilidades de desenvolver varizes. As pessoas que têm empregos onde têm de ficar de pé durante longos períodos (enfermeiras, professoras, empregadas de mesa, hospedeiras e outros trabalhos em que está muito tempo em pé) têm um risco mais elevado de ter refluxo venoso e varizes.

Uma vez que as varizes e o refluxo venoso aparecem, o problema só desaparece após uma intervenção. É uma condição progressiva que só piora até ser tratada. Felizmente os avanços tecnológicos na medicina desenvolveram tratamentos minimamente invasivas para o tratamento de varizes.

Um destes sistemas é o sistema VNUS ClosureFAST. O tratamento de varizes com o VNUS ClosureFast é um tratamento minimamente invasivo menos doloroso e menos contundente do que a cirurgia e o tratamento de varizes a laser. Com este sistema o cirurgião plástico fecha as veias das varizes introduzindo um catéter na veia que aquece as paredes da veia. O aquecimento das paredes da veia causa o colagénio da veia a encolher e a veia fica fechada. Depois da veia ficar fechada o sangue corre por outras veias saudáveis.

O refluxo venoso e as varizes aparecem quando as válvulas que normalmente asseguram que o sangue corre para fora das pernas estão danificadas.

Neste video pode ver uma animação do funcionamento do sistema VNUS ClosureFAST em inglês. Mais abaixo pode ler as explicações em português.

O sistema VNUS Closure tem as seguintes vantagens para os pacientes:

Tratamento de Varizes Minimamente Invasivo

Os catéteres são inseridos nas veias através de uma pequena incisão na parte inferior da perna, eliminando a necessidade de cirurgia e anestesia geral. O procedimento pode ser feito com anestesia local sem necessidade de internamento.

Menos Doloroso e Recuperação Mais Rápida

Este tratamento não envolve a remoção das veias doentes como na cirurgia de remoção das veias, nem utiliza um laser que funciona a 700º celcius que ferve o sangue para fechar a veia como no caso do laser (EVL)12.

Os pacientes tem menos dores e menos cicatrizes e a recuperação é mais rápida.

Melhor Aspecto Físico

Além de diminuir ou eliminar as dores das varizes o tratamento têm resultados cosméticos melhores pois é minimamente invasivo e à base de catéteres, resultado em cicatrizes pequenas ou não visíveis.